sábado, 5 de março de 2011

Secretaria do Meio Ambiente de Cotia convocou reunião extraordinária na Câmara Municipal.

Dia 03/03 aconteceu assembleia extraordinária conforme anunciado. O secretário do Meio Ambiente, Dr. Laércio Camargo convocou a assembleia para apresentar a proposta do município para o tratamento dos resíduos sólidos.
Com poucas palavras na abertura, o Dr. Laércio passou a palavra para o Engenheiro Alcides Fernandes, Sub Prefeito de Caucáia do Alto colocou a necessidade do município em atender a legislação federal no que tange ao tratamento do lixo gerado pelo município.
Entre as informações, deixou claro que a implantação do aterro sanitário é uma meta da atual administração e que a empresa vencedora da PPP avançou com os estudos de laudos técnicos que viabilizam a implantação deste aterro em local previamente apontado, o Tabuleiro Verde.
Quando questionado sobre a possibilidade de uma ação popular e de ONGs ambientalistas oponentes quanto à localização indicada por se tratar de uma região de mata preservada, corredor de espécies do bioma da Reserva do Morro Grande e também área de mananciais o subprefeito foi mais maleável afirmando que se os estudos apontarem o que afirmamos, outras regiões do municípios deverão ser avaliadas para a implantação do aterro sanitáriom ao contrário do que afirmou anteriormente o secretário da Habitação (Zé Lopes), que na ocasião deixou claro não haver outra opção além da atual, conforme a postagem anterior disponível neste blog.
O Eng. Alcides também enfatizou que serão criados 3 Ecopontos ( Nome dado por eles para depósitos de lixo reciclado ou cooperativas de reciclagem, para nós Ecopontos são as atuais matas preservadas...) a saber: um em Caucáia do Alto, um na Granja Viana e outro próximo ao Centro de Cotia. Ele afirmou também que foram feitos estudos para qualificar o lixo gerado no município, a fim de verificar a viabilidade do tratamento deste lixo.
É evitende que os interessados na exploração deste aterro já avançaram nos seus estudos de impacto ambiental (até mesmo porque o ofício do MP os obrigava a apresentar um laudo técnico em 45 dias. Foi colocado ao Sub Prefeito a necessidade de um diálogo aberto entre a administração pública, a empresa vencedora da PPP e a sociedade. Também propusemos que seja realizada uma consulta pública para apresentação das tecnologias mais eficientes e sustentáveis para o tratamento do lixo do município.  Será mesmo que o aterro sanitário é a melhor alternativa? Se sim, dentre as diversas tecnologias existentes qual será a pretendida pela ENOB? Faz-se necessário também este esclarecimento, independente da localização do mesmo.
Preservar o pouco que resta das nossas matas e dos mananciais é tão relevante quanto ao destino que damos ao nosso lixo. Uma política ambiental aliada a educação para a preservação através de coleta seletiva e pre-ciclagem podem dar uma resposta muito mais eficiente a todas estas demandas e por fim a este embate. Tais ações precisam deixar o campo das idéias e da oratória e devem ser aplicadas o quanto antes.  Deixamos claro que estamos dispostos a trabalhar conjuntamente para encontrarmos a melhor alternativa, sempre que esta não esteja  na contramão dos objetivos de preservação e sustentabilidade.
Muitos representantes de entidades diversas, vereadores e até mesmo munícipes presentes na plenária também apoiaram a idéia da consulta pública. A participação da audiência foi grande, acalorada, mas respeitosa e com bom senso. Tanto o Sub Prefeito, quanto o Secretário do Meio ambiente mostraram-se abertos a seguir adiante na direção de orgarnizar a consulta pública. Estamos agora aguardando que as autoridades municipais possam fixar uma data para este evento. Nada melhor do que a Semana do Meio Ambiente Municipal, esta é a nossa sugestão. 
É preciso ficar claro aos nossos governantes que  o momento é outro e os cidadãos estão muito mais alertas, atentos e participativos naquilo que é o melhor para o bem comum, num verdadeiro exercício de cidadania do eleitorado desta nossa querida Cotia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário