quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Acabou o mito - PREFEITURA AFIRMA QUE O TABULEIRO É O LOCAL

Em reunião dia 12/01/2011 com parte dos representantes das entidades  que entraram com a ação junto ao Ministério Público, o Secretário de Habitação do Município de Cotia, José Lopes, afirmou que o único local viável para a instalação do aterro sanitário em Cotia é o Tabuleiro Verde. Para o secretário os laudos preliminares realizados pela equipe técnica de sua secretaria atestam a viabilidade. "O Caputera foi interditado pelo IBAMA por estar em uma Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Guarapiranga. E o Jardim Japão está na área da APA de Ituparanga" restando apenas o Tabuleiro Verde cuja área já foi decretada como de utilidade pública". (vale lembrar aqui que infelizmente ainda não existe uma APA em Cotia).

Há vários anos o chorume corre a céu aberto no Caputera sem que nenhuma autoridade de qualquer instância tomasse qualquer atitude para a recuperação da área totalmente degradada e que já afeta terrivelmente o meio ambiente. Ora, se este local já está degradado e já que a tecnologia proposta pela prefeitura não afeta de qualquer maneira o meio ambiente, por que não instalar o novo aterro no local, onde por mais de 30 anos o lixo foi depositado de qualquer forma, aproveitando toda a infra- estrutura existente  e ao mesmo tempo encerrando de forma apropriada o aterro existente?

Para José Lopes, se as autoridades oficiadas pelo MP apresentarem laudos técnicos que apontem a inviabilidade técnica do aterro no local, os mesmos serão respeitados e o município continuará então exportando lixo e pagando caro por isso.

Cabe aqui uma reflexão: Existem tecnologias mais avançadas para o tratamento de lixo dos municípios que sequer estão sendo discutidas como alternativas para por fim a este dilema. Uma discussão pública sobre o assunto deveria ser levada a sério e as alternativas estudadas. Além disso, mais de 70% do lixo hoje exportado pode ser reciclado e no município não há uma campanha séria de educação ambiental somada a um programa efetivo de coleta seletiva. Um programa deste nível reduzirá e muito os custos da tal "exportação de lixo" mencionada pelo Secretário. Isto requer investimento e leva tempo mas dever ser feito o quanto antes. Assim como a luta para a implantação do aterro no Tabuleiro Verde também levará tempo, pois ao contrário das intenções do Prefeito, os laudos demonstrarão que há um equívoco na decisão de sua gestão.

Carlão Camargo se esquece que este empreendimento já está causando um impacto muito negativo junto a boa parte das pessoas que o elegeram e que provavelmente vão dar nas próximas eleições a resposta nas urnas por esta equivocada iniciativa. Ainda há tempo dele salvar sua imagem política, pois a bola da vez não é destruir o meio ambiente, mas sim preservar. Acorda Carlão!

Um comentário:

  1. Sr.

    O Sr. José Lopes, por acaso é Geógrafo, ou formado em alguma área relacionada ao assunto?
    Ele é perito nisso?
    Ao meu ver, penso que não. ele é apenas um funcionário da prefeitura de Cotia quem não quer perder o seu cargo e portanto tem que fazer o que o prefeito MANDAR.
    A opinião dele sobre o assunto é = a ZERO!
    E tenho dito.

    ResponderExcluir